Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Tribunal Federal de SP condena ‘juiz dos ingleses’ a mais de 39 anos de prisão por esquema de venda de sentenças, por Rayssa Motta e Fausto Macedo/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Além da pena de 39 anos, 8 meses e 6 dias de prisão, Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região também impôs a Leonardo Safi de Melo a perda do cargo; é uma das punições mais serveras a um juiz na história do Judiciário. O juiz federal Leonardo Safi de Melo foi condenado na Operação Westminster. Foto: Instagram / Reprodução

 

 

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), em São Paulo, condenou o juiz Leonardo Safi de Melo, conhecido como ‘juiz dos ingleses‘, a 39 anos, 8 meses e 6 dias de prisão na Operação Westminster. A investigação revelou um suposto esquema de venda de decisões judiciais.

A sentença também impõe a perda do cargo. Safi já estava afastado das funções na 21.ª Vara Federal Cível de São Paulo desde que o caso veio a público. Ele chegou a ser preso em junho de 2020, mas conseguiu habeas corpus para aguardar a conclusão do processo em liberdade.

É a pena mais severa já imposta a um juiz pelo TRF-3, com jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul, e uma das maiores da história do Judiciário em todo o País. Um dos casos recentes mais emblemáticos foi o do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, acusado de desvios milionários nas obras do Fórum Trabalhista de São Paulo, que pegou 26 seis anos e meio de cadeia.

Leia mais em O Estado de São Paulo