Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Brasileira morta na Guerra da Ucrânia era modelo e atiradora de elite, por Herculano Barreto Filho/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Thalita do Valle foi atingida durante bombardeio em Kharkiv; já são três casos de brasileiros mortos no conflito. Os brasileiros Thalita do Valle e Douglas Búrigo morreram na Ucrânia - Arquivo pessoal

 

 

A brasileira Thalita do Valle, 39, que morreu na quinta (30) num bombardeio na cidade ucraniana de Kharkiv, era atriz, modelo, estudante de direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

O ataque russo também matou o ex-militar do Exército brasileiro Douglas Búrigo, 40 —ambos atuavam junto às Forças Armadas de Kiev. Segundo relatos de combatentes, ele retornou a um​ bunker para resgatar Thalita, única integrante da tropa que ficou para trás após o primeiro bombardeio. Já são três casos de brasileiros mortos na guerra —André Hack morreu em um combate na madrugada de 5 de junho.

Thalita tinha experiência em conflitos. Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, no Curdistão iraquiano e no Curdistão sírio há três anos. A experiência estava sendo registrada em um livro em parceria com um escritor, de acordo com a família.

Leia mais na Folha de São Paulo