Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Plano Diretor terá ano de etapas participativas, por Bruna Suptitz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia

 

 

O mês de junho marcou a retomada das atividades ligadas à revisão do Plano Diretor em Porto Alegre. Caso cumpra o mais recente calendário apresentado, a prefeitura encaminhará à Câmara o projeto de lei que revisa o regramento urbano da Capital em agosto de 2023. Portanto é de um ano o período para realizar todas as etapas participativas, técnicas e operacionais que compreendem o processo.

Confira a seguir quais são essas etapas, compreendidas em duas fases, e o que mais está em andamento. A fonte são os materiais apresentados pela prefeitura aos grupos de trabalho da revisão do Plano Diretor.

Leitura da cidade

Prevista para acontecer até o fim deste ano, a leitura da cidade é a primeira fase do trabalho de revisão do Plano Diretor. Compreende as oficinas regionais realizadas em 2019, quando nove encontros foram realizados nas oito regiões de planejamento da cidade. Na ocasião, pessoas da comunidade avaliaram o território indicando, por exemplo, os lugares de referência, os caminhos mais utilizados, carências de infraestrutura e de serviços na região.

Leia mais no Jornal do Comércio