Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

UFPel defende proposta para abertura de mais três cursos de graduação; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Previsão é que novas formações abram mais 95 vagas para ingresso UFPEL/UFPEL/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentará ao Conselho Universitário, na reunião desta terça-feira (5), proposta para criação de três novos cursos de graduação. Design de Jogos, Letras – Libras e Literatura Surda e Tecnologia em Comércio Exterior poderão se juntar, caso aprovados, aos outros 100 cursos já ofertados pela UFPel para a formação de cidadãos à sociedade brasileira.

O movimento para a criação dos novos cursos vem sendo realizado desde o ano de 2021, quando a Administração Central da UFPel passou a realizar um profundo diagnóstico, junto às unidades acadêmicas, da oferta de graduação proporcionada pela instituição, com especial atenção a dados como a ocupação de vagas ofertadas e evasão, retenção e diplomação.

O cenário encontrado, segundo a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, é o de grande dificuldade na permanência dos estudantes no decorrer do curso, especialmente agravada pela crise social e econômica trazida pela pandemia de Covid-19. Fator importante nesse processo, que já era conhecido e discutido, é o fato de que a UFPel tem uma maciça oferta de cursos diurnos e integrais: apenas 20% das vagas da universidade se encontram em atividades noturnas. “Somos a universidade federal brasileira com maior número de cursos integrais e o menor número de cursos noturnos”, pontua a pró-reitora.

Leia mais no Jornal do Comércio