Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Emprego na indústria gaúcha cresce por dois anos consecutivos, aponta Fiergs; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Emprego no setor cresceu 16,6% no acumulado, e chegou ao patamar mais alto desde março de 2015 GUILHERME JORDANI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O Índice de Desempenho Industrial gaúcho (IDI-RS), divulgado nesta quarta-feira (6) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), caiu 2,3% em maio em relação a abril, após aumentos consecutivos nos dois meses anteriores que chegaram a 1,7%. Nos últimos seis meses, o índice de atividade alternou altas em janeiro, março e abril, e baixas em dezembro, fevereiro e maio, resultando em um quadro de estabilidade. Mesmo com a queda, o IDI-RS esteve, em maio, 8,1% acima do nível anterior ao da pandemia, em fevereiro de 2020.

Um dos destaques positivos na pesquisa foi o emprego, que ao subir 0,8% completou dois anos ininterruptos de crescimento, com 16,6% no acumulado, e chegou ao patamar mais alto desde março de 2015.

A decomposição do IDI-RS revelou que o desempenho negativo, em maio, foi determinado pela forte contração das compras industriais (-8,3%) e das horas trabalhadas na produção (-0,4%). Em sentido contrário, além do emprego, também avançaram o faturamento real (1,8%) e a massa salarial real (2,2%) enquanto a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou estável em 81,6%.

Leia mais no Jornal do Comércio