Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Isolado, Ciro busca Aécio para reduzir desvantagem em palanques, por Camila Zarur/O Globo

Detalhes Notícia
Presidenciável estuda fazer o PDT se aliar à candidatura tucana ao governo de Minas para receber, na disputa nacional, a adesão do grupo do deputado, a quem já chamou de ‘maior decepção’. Em busca de ampliar seus palanques estaduais, Ciro ainda não conseguiu aliados de peso e tenta se aproximar de Aécio Neves, que já defendeu diálogo com o pedetista Arte/Roberto Casimiro/Fotoarena e Daniel Marenco / Agência O Globo

 

 

Isolado nacionalmente, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, ainda tenta articular palanques nos estados para fortalecer sua candidatura. Em Minas Gerais, o partido de Ciro chegou a procurar um adversário histórico, o deputado federal Aécio Neves, do PSDB, para tentar formalizar uma aliança. Durante a última campanha presidencial, em 2018, Ciro chegou a dizer que Aécio foi “a maior decepção” que teve em sua vida política, em referência aos áudios em que o deputado pedia dinheiro emprestado ao empresário Joesley Batista.

As conversas, ainda iniciais, envolvem um apoio do PDT ao candidato tucano ao governo de Minas, Marcus Pestana, em troca de apoio ao presidenciável.

No estado, a negociação é tocada por Aécio e Pestana, do lado tucano, e pelos pedetistas Carlos Lupi (presidente da sigla) e Mário Heringer (deputado federal).

Segundo os envolvidos na operação, há a previsão de que Ciro se encontre com Aécio e com o pré-candidato ao Palácio Tiradentes na próxima semana, quando o pré-candidato fará agendas da pré-campanha em Minas.

Leia mais em O Globo