Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

O que atrai investidores ao leste da Alemanha; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Tanto empresas alemãs quanto estrangeiras optam cada vez mais pelo leste alemão para seus investimentos. Há uma série de razões para essa tendência, como Hardy Graupner descobriu na cidade de Guben.. Prefeito de Guben, Fred Mahro, aponta para onde será construída fábrica para produção de hidróxido de lítioFoto: Hardy Graupner/DW

 

 

De uma janela no segundo andar da prefeitura, o prefeito Fred Mahro tem vista para os espaços verdes no centro de Guben. A cidade do leste da Alemanha, localizada a cerca de 100 quilômetros de Berlim e perto da fronteira com a Polônia, não aparece com muita frequência nas manchetes. Mas, agora, diz Mahro, Guben representa a capacidade crescente do estado de Brandemburgo de atrair investimentos cruciais de indústrias da Alemanha e do exterior orientadas para o futuro.

A empresa teuto-canadense Rock Tech Lithium está planejando construir em Guben o primeiro conversor de lítio da Europa, o que seria um elemento fundamental para as ambições de eletromobilidade da região. Se tudo correr conforme o planejado, a empresa produziria 24 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio ao ano – um ingrediente crucial para baterias e suficiente para equipar meio milhão de veículos elétricos com baterias de íons de lítio.

Leia mais em Deutsche Welle