Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Take Five Clube de Jazz comemora 40 anos em sessão aberta ao público na CCMQ

Detalhes Notícia

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), realiza no sábado, 23 de julho, uma sessão aberta ao público do tradicional Take Five Clube de Jazz, que completou 40 anos de atividade neste ano de 2022. A sessão especial acontece das 15h às 20h, com entrada franca, no Quintana’s Bar, que fica no mezanino da CCMQ.

Em atividade desde 1982, com sessões privadas no cultuado e discreto endereço particular de Dona Ivone Pacheco, a Dama do Jazz, o Take Five já recebeu, ao longo de quatro décadas, nomes consagrados do cenário nacional e internacional. Ao longo desse período, o exclusivíssimo porão do Bairro Petrópolis revelou jovens talentos, gerou encontros de formações musicais da mais alta qualidade e ganhou uma aura de referência como solo sagrado do jazz para músicos e apreciadores do gênero em Porto Alegre.


40 anos de história

A trajetória do clube começou em 1982, quando a professora de música Ivone Pacheco, estimulada pelo jovem músico Marcos Ungaretti, transformou o porão de sua casa em um espaço de fruição do jazz. Desde então, as concorridas e qualificadas jam sessions elevaram o espaço e a iniciativa à condição de patrimônio cultural imaterial da capital gaúcha. O nome Take Five vem da composição homônima de  Paul Desmond, gravada por Dave Brubeck no álbum Time Out, de 1959. O tema é um dos standards da cultura jazzística.

Inicialmente com encontros semanais, as sessões definiram regras de funcionamento que emprestam um ar de mistério e exclusividade ao ambiente. Quase como em uma sociedade secreta, existe um ritual de iniciação para frequentar o Take Five Clube de Jazz. Por ser realizado em uma residência particular, o código de conduta estabelece que a localização seja mantida em segredo. Os iniciados podem, com moderação, introduzir novos convidados, desde que seja mantida a discrição quanto ao endereço.

Nos anos 1990, auge do Take Five Clube de Jazz, os encontros passaram a ser mensais em função da grande quantidade de público, que poderia comprometer a essência íntima das sessões. Músicos de fora do estado, entre eles, os integrantes da Traditional Jazz Band, quando se apresentavam em Porto Alegre, faziam questão de tocar no “porão da Ivone”.

A partir dos anos 2000, as sessões acontecem com menor frequência em datas especiais. Em função da idade da patronesse, a filha de Dona Ivone, Rosa Maria Marin Pacheco, é quem mantém a atividade, sempre capitaneada pelo músico e produtor cultural André Serrano. Atualmente, as reuniões acontecem em torno de quatro vezes por ano, em ocasiões como o aniversário do clube, a noite de São João, o aniversário de Dona Ivone, que completou 89 anos, e alguma outra data móvel.


Oportunidade única

Ao longo de 40 anos de existência, o Take Five Clube de Jazz promoveu apenas duas sessões em espaços públicos, uma no Foyer do Theatro São Pedro e outra na Biblioteca Pública do Estado. Além da homenagem à Dama do Jazz Ivone Pacheco e do reconhecimento à longeva e significativa trajetória do clube, a sessão especial promovida pela CCMQ representa a oportunidade de garantir o acesso do público a uma iniciativa cultural tradicionalmente restrita a pequenas plateias em função do formato e das características exclusivas.

A sessão aberta do Take Five Clube de Jazz no Quintana’s Bar, espaço nobre que a CCMQ está reativando para atividades multiuso, já tem participação confirmada de mais de 30 artistas. Além das atrações jazzísticas, músicos das cenas blues e MPB, sempre presentes no porão da Dona Ivone, também estarão no palco do Quintana’s Bar. O evento tem produção e direção da equipe da CCMQ ao lado de Rosa Maria Marin Pacheco e André Serrano.

 

Take Five Clube de Jazz 40 anos – sessão aberta na CCMQ

Quando: 23 de julho | sábado

Horário: das 15h às 20h

Onde: Quintana’s Bar – mezanino da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)

Entrada franca