O presidente Jair Bolsonaro chamou presidentes de tribunais superiores para participarem de reunião marcada com embaixadores na tarde de segunda-feira, no Palácio da Alvorada, em que pretende apresentar aos representantes estrangeiros sua tese, nunca comprovada, de que há fraude nas eleições brasileiras. Na lista de convidados estão os ministros Luiz Fux, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), e Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nenhum dos dois, contudo, confirmou presença.
Bolsonaro afirmou que apresentará um power point com documentos sobre os resultados das eleições de 2014, 2018 e 2020. No encontro, de acordo com auxiliares da Presidência, o pré-candidato à reeleição quer mostrar a legislação e “defender eleições limpas”.
— Convidei os senhores embaixadores, vou falar sobre as eleições de 2014, documentado, vou falar das eleições de 2020, em especial os números apurados em São Paulo, falar de 2018 também, documentado, documentos do próprio TSE. Nada vai ser inventado da minha parte, porque o mundo tem que saber como é o sistema eleitoral brasileiro – afirmou Bolsonaro em uma live na semana passada.
Leia mais em O Globo