Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Fachin rebate ataques de Bolsonaro a urnas eletrônicas: ‘É hora de dizer basta’, por Julia Affonso/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente do TSE, ministro afirma que fala do presidente faz parte de ‘negacionismo eleitoral’. Ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira, chegando para reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores no Alvorada Foto: AP/AP

 

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, rebateu nesta segunda-feira, 18, os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral do País. Sem citar o nome de Bolsonaro, mas com referência direta ao discurso que o presidente fez no Palácio da Alvorada para um grupo de embaixadores, Fachin afirmou que “é hora de dar um basta à desinformação e ao populismo autoritário”.

A dura reação do presidente do TSE ocorreu durante uma fala dele em evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. “Quero dizer, sem meias palavras, que é muito grave, que há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade pública importante. E é muito grave acusação de fraude, de má-fé a uma instituição mais uma vez sem apresentar prova alguma”, afirmou Fachin.

Ele se referia às seguidas declarações Bolsonaro na reunião com embaixadores estrangeiros em que o presidente da República citou o TSE, três de seus ministros (o próprio Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso) e levantou uma série de suspeitas sem prova alguma de falhas no sistema eletrônico de votação.

Leia mais em O Estado de São Paulo