Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Tensão entre Bolsonaro e TSE se acirra a dois meses e meio da eleição, por Rafael Moraes Moura/O Globo

Detalhes Notícia
Ministros Edson Fachin e Alexandre de MoraesMinistros Edson Fachin e Alexandre de Moraes | Ailton de Freitas/Agência O Globo

 

 

A conturbada relação entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Palácio do Planalto ficou ainda mais tensionada após a recusa do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, de participar de uma reunião em que Jair Bolsonaro fez ataques infundados às urnas eletrônicas e a decisão do ministro Alexandre de Moraes que obrigou bolsonaristas a remover postagens contra Lula.

Dentro da campanha de Bolsonaro, causou estranheza Moraes ter decidido sobre o caso em pleno plantão do TSE. O relator do processo é o ministro Raul Araújo, um dos três ministros responsáveis por analisar questões de propaganda antecipada.

Araújo, convém lembrar, é o autor da polêmica decisão que, em março deste ano, proibiu manifestações políticas de artistas durante o festival Lollapalooza, atendendo a um pedido do PL, partido de Bolsonaro. Sob pressão de colegas e da opinião pública, o ministro acabou derrubando a própria decisão após a legenda desistir da ação.

Leia mais em O Globo