Porto Alegre, domingo, 12 de maio de 2024
img

Número de brasileiros no exterior aptos a votar cresceu 39% em quatro anos; veja cidades que mais ganharam eleitores, por Dimitrius Dantas/O Globo

Detalhes Notícia
Cidade com maior colégio eleitoral no exterior é Lisboa, que somou 24 mil novos inscritos em relação a 2018. Total de eleitores que ajudarão de fora do país a escolher o próximo presidente chega a quase 700 mil. Número de brasileiros no exterior aptos a votar cresceu 39% em quatro anos; veja cidades que mais ganharam eleitores. Mais eleitores. TSE lacra urnas que serão enviadas para o exterior: número maior de brasileiros aptos para votar Gabriel Luiz/G1

 

 

Além do total de jovens, outro número chamou a atenção na divulgação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o eleitorado brasileiro para o pleito deste ano: o de brasileiros fora do país. Os dados apontam um crescimento de 39% dos imigrantes em relação a 2018. Para as eleições deste ano, 697 mil brasileiros no exterior estão aptos a votar, um aumento expressivo em relação a 500 mil de há quatros anos.

Assim como os que moram no Brasil, brasileiros no exterior precisam tirar o título e votar ou justificar sua ausência, segundo o TSE. Entretanto, só podem votar para presidente.

Em 2018, 201 mil imigrantes brasileiros foram às urnas, o equivalente a 40% dos brasileiros com domicílio eleitoral fora do país à época. Percentualmente, os eleitores no exterior não representam uma grande fatia do eleitorado — 0,4% do total neste ano —, mas podem fazer alguma diferença em uma eleição extremamente apertada.

Leia mais em O Globo