Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Partidos fazem leilão por candidatos a deputado federal competitivos; ‘passe’ pode valer R$ 1 milhão, por Vinícius Valfré e Julia Affonso/Q Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Candidatos com capacidade de atrair votos, mesmo sem chance de vencer, são procurados para servirem de ‘escadinha’ para estrelas dos partidos. O Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

 

A busca dos partidos por candidatos a deputado federal passa longe da afinidade ideológica ou programática. Dirigentes das siglas nos Estados fazem leilão para atrair nomes com bom potencial e oferecem até dinheiro. O valor do “passe” pode chegar a R$ 1 milhão, fora o que será destinado à campanha. Mesmo candidatos sem chance de vencer, mas com alguma capacidade de atrair votos, estão na mira das legendas.

Se antes os partidos podiam se coligar e a soma de todos os votos dados ao grupo ajudava a conquistar uma vaga na Câmara, a partir desta eleição a sigla só poderá contar com seus próprios candidatos. Assim, os votos dos que não ganham a eleição são fundamentais para as “estrelas” da chapa conseguirem uma cadeira de deputado federal.

Durante sete meses, o Estadão conversou com dirigentes partidários, deputados, suplentes, advogados, procuradores eleitorais e cientistas políticos e colheu evidências de um mercado de compra de candidaturas. No diagnóstico de especialistas, esse vale-tudo na busca por chapas competitivas corrói a importância das siglas, dificulta coalizões e faz a representação política ser pautada por interesses privados.

Leia mais em O Estado de Sâo Paulo