Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Candidato, ex-tradutor de Libras de Bolsonaro vê relação entre inclusão e conservadorismo; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Fabiano Guimarães vai disputar vaga de deputado federal pelo Distrito Federal. Presidente Jair Bolsonaro (PL) e o intérprete Fabiano Guimarães - Alan Santos/PR

 

 

Durante dois anos e meio, Fabiano Guimarães, 42, foi uma presença constante ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) em discursos e pronunciamentos, como seu tradutor oficial de Libras (língua brasileira de sinais).

Candidato a deputado federal pelo Distrito Federal, ele defende que inclusão e conservadorismo são temas ligados, inclusive com referências contidas na Bíblia.

“Essa relação vem dos primórdios do cristianismo, quando Cristo reabilitou e trouxe de volta à sociedade os deficientes”, diz ele, que disputará o mandato pelo Republicanos.

Professor, formado em letras e com especialização em linguística, ele começou a conviver com a comunidade surda em 1998, por meio da igreja evangélica que frequentava. Fez cursos e especializou-se no idioma. Também atuou para que a Libras fosse reconhecida como uma língua própria, o que ocorreu em 2002.

Leia mais na Folha de São Paulo