Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Estudante brasileira de baixa renda é aprovada em 32 universidades americanas, por Diogo Albuquerque/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Aos 19 anos, Lorena Teles vive na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, uma das regiões mais pobres e violentas do país. (crédito: Arquivo Pessoal)

 

 

Estudando por conta própria, a estudante de São João do Meriti, na Baixada Fluminense (RJ) — uma das regiões mais pobres e violentas do país —, Lorena Drumond Teles, 19 anos, foi aprovada em nada menos que 32 faculdades dos Estados Unidos. Ela optou por cursar ciências da saúde na Stetson University, na Flórida, mas precisa de dinheiro para pagar moradia e alimentação. Esta será sua primeira viagem internacional. A única experiência com avião foi aos 10 anos, quando veio a Brasília para visitar parentes.

A estudante é carioca e vive no Rio de Janeiro desde os 5 anos. Antes, sua família morou em Minas Gerais e Goiás. “Minha infância foi tranquila, sempre fui uma criança curiosa e com agitação para fazer as coisas da maneira que achasse mais efetiva ou que funcionasse melhor pra mim”, diz.

Depois da morte do pai, o geólogo André Luiz Teles da Silva, em janeiro de 2019, a situação financeira da família ficou mais complicada. “Minha mãe se tornou pensionista do INSS e, apesar de receber um bom salário, por questões de saúde, nós temos certa dificuldade pra nos manter”, diz.

Leia mais no Correio Braziliense