Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Prefeitura quer participação de vereadores no debate da revisão do Plano Diretor, por Bruna Suptitz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Bremm, Patrícia e Luiz Otávio (d) apresentaram o cronograma de atividades do Plano Diretor para o próximo ano ANDRESSA PUFAL/JC

 

 

Apontado como lei mais importante do município, o Plano Diretor regra o planejamento urbano e deve ser revisado a cada 10 anos, de acordo com o Estatuto da Cidade. Em Porto Alegre, o processo que iniciou em 2019 e ficou parcialmente suspendo durante o período mais crítico da pandemia será retomado no sábado, dia 6 de agosto, com um evento aberto ao público na Câmara Municipal.

Depois disso, um ano de atividades participativas e técnicas, que vão culminar com a apresentação de um projeto de lei ao Legislativo. Mas “o grande momento da revisão” será uma conferência prevista para maio de 2023, afirma a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Patrícia Tschoepke. Serão três dias debates na Pucrs, quando os cenários da revisão serão consolidados e servirão de base para a elaboração da minuta de lei.

As demais etapas a serem desenvolvidas durante o próximo ano foram informadas pela coluna Pensar a cidade no início do mês e incluem uma conferência de avaliação da versão atual do Plano Diretor, oficinas temáticas e técnicas.

Leia mais no Jornal do Comércio