Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Litoral Norte vai ganhar sistema para monitorar eventos climáticos; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Furg e Climatempo vão implementar um projeto piloto para alerta sobre condições severas nas cidades CLAITON DORNELLES/ARQUIVO/CIDADES

 

 

Na quinta-feira (28), nas dependências da Unidade Bom Princípio do Campus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) em Santo Antônio da Patrulha, será realizado o lançamento do projeto piloto de monitoramento e alerta para o Litoral Norte. O projeto está em fase experimental em algumas das cidades turísticas de São Paulo, por meio do Parque Tecnológico São José dos Campus e da empresa Climatempo (StormGeo Company). Agora, numa parceria inédita entre Furg e a empresa Climatempo, a iniciativa será aplicada no Rio Grande do Sul, especialmente em cidades do litoral norte do Estado que estão, em conjunto, atuando para o desenvolvimento da atividade turística na região o ano todo.

Participarão do projeto piloto gaúcho os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Mampituba, Imbé, Cidreira, Tramandaí e Osório pelo período de 12 meses. Segundo a meteorologista Cátia Valente da Climatempo, o projeto prevê o cercamento eletrônico de uma grande área do litoral norte do Estado sob o ponto de vista climático. Dessa forma, os municípios terão à sua disposição uma ferramenta de monitoramento e alertas automáticos com previsão do tempo de hora a hora, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Leia mais no Jornal do Comércio