Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

5G chega a Porto Alegre; sinal será ativado sexta, por Patricia Knebel/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Usuários terão que adquirir smartphones compatíveis com a tecnologia TÂNIA RÊGO /ABR/JC

 

 

A quinta geração de serviços móveis chegou a Porto Alegre. As antenas das operadoras já estavam preparadas e os testes na rede efetuados. Faltava apenas a sinalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que Vivo, Claro e TIM “apertassem o botão” e, remotamente, via software, liberassem o 5G. E ela veio em coletiva realizada ontem pela agência. A ativação será nesta sexta-feira (29) na capital gaúcha e também em João Pessoa e Belo Horizonte.

“Começou a brincadeira”, celebrou o vice-presidente de tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville. De fato, é apenas o começo daquilo que promete ser uma revolução no acesso aos serviços móveis.

As três capitais marcam a segunda etapa de liberação do 5G, após a estreia em Brasília. “A partir de quinta serão emitidos os sinais e, na sexta-feira, as operadoras poderão ligar os sinais”, comentou o conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), presidente do grupo que supervisiona a limpeza de faixas.

A Claro lança amanhã (28), em evento fechado, o 5G+, sua nova marca para o 5G na faixa de 3,5GHz e 2,3 GHz. A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.

Leia mais no Jornal do Comércio