Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

MDB deixa disputa no RS para apoiar reeleição de Leite, por Gustavo Schmitt e Malu Mões/O Globo

Detalhes Notícia
Empenho deve ser pelas candidaturas a deputado estadual e federal. Joel Vargas/Equipe Gabriel Souza

 

 

Mesmo com a resistência de caciques e um impasse que levou meses, o MDB gaúcho aprovou neste domingo em convenção o apoio à reeleição do ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Com isso, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) retirou seu nome da disputa e deve ser o indicado a vice de Leite. O acordo era uma exigência do PSDB em troca do apoio a candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MS).

O resultado foi apertado: 239 votos favoráveis contra 212 pela candidatura própria. A convenção ainda registrou 18 nulos e 4 brancos, contabilizando 473 votos.

Agora, a tendência é que o PSDB indique o vice da senadora. A preferência de Tebet sempre foi pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a quem descreve como uma espécie de conselheiro. Nas últimas semanas, Tasso estava reticente e havia dito a pessoas próximas que estava incomodado com os rumos da campanha, que ainda não decolou nas pesquisas de opinião. De acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, Tebet aparece com 2% das intenções de voto.

Leia mais em O Globo