Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

MDB define apoio a Leite e entra na campanha em frangalhos, por Taline Oppitz/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Dos 473 emedebistas que votaram, 239 optaram pela aliança e 212 pela candidatura própria. Gabriel Souza será vice na chapa de Eduardo Leite | Foto: Joel Vargas/Divulgação ALRS

 

 

O desfecho mais aguardado do mapa eleitoral no Rio Grande do Sul, que empacava uma série de decisões envolvendo outros partidos, finalmente foi confirmado. E venceu a tendência que vinha ganhando força há dias. O MDB gaúcho, em votação apertada, e após discursos inflamados, embates e vaias, definiu pelo apoio ao candidato do PSDB na corrida ao Piratini. Até então pré-candidato do partido, o deputado Gabriel Souza irá compor a chapa como vice. Pela primeira vez em dez eleições, das quais venceu quatro, o MDB não terá candidato próprio ao governo do Estado.

Apesar das manifestações de dirigentes, como o presidente Fábio Branco e Gabriel, que após o resultado, levou o grupo chamado de velha guarda a deixar a convenção antes do final, de que o embate democrático faz parte do jogo, mas agora foi que foi encerrado, a realidade é distinta. O MDB nunca esteve tão rachado e o primeiro desafio das lideranças será a tentativa de unificar minimamente o partido, que entra na eleição em frangalhos.

Leia mais no Correio do Povo