Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Veja as regras para se aposentar pelo INSS nos próximos cinco anos, por Cristiane Gercina/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Depois da reforma da Previdência, mudanças ocorrem a cada ano; quem já estava no mercado tem que cumprir as exigências da transição. Trabalhadores da iniciativa privada que contribuem com o INSS podem se aposentar por idade ou tempo de contribuição - Gabriel Cabral/Folhapress

 

 

O trabalhador que planeja se aposentar nos próximos cinco anos precisa estar atento às regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pedir o benefício. Após a reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019, as exigências mínimas são alteradas a cada ano.

Para profissionais que ingressaram no mercado de trabalho após a emenda constitucional 103, foi instituída a idade mínima na aposentadoria. No caso dos homens, a idade se manteve em 65 anos. No das mulheres, subiu de 60 para 62 anos. Neste ano, elas ainda se aposentam com 61 anos e meio. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos de pagamentos ao INSS.

Para quem já estava no mercado de trabalho, no entanto, há a possibilidade de se aposentar por idade ou tempo de contribuição, cumprindo as regras de transição, com tempo de contribuição que varia conforme o tipo de benefício.

Leia mais na Folha de São Paulo