Crítico ao que chama de “reduzir a discussão do Plano Diretor à definição de altura”, o próprio prefeito Sebastião Melo (MDB) pautou o assunto na entrevista que concedeu à imprensa no evento de abertura da exposição sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre na manhã de sábado, dia 6 de agosto. Com isso a prefeitura retoma as atividades presenciais de revisão do plano.
Para o chefe do Executivo, responsável por propor a nova redação da legislação urbanística, “altura quem tem que dar é o licenciamento”. Como exemplo, Melo cita a recente alteração da norma especificamente para o Centro Histórico, em que a definição para a altura de novos prédios é analisada caso a caso, conforme proposta de quem quer construir.
A exposição marca a retomada das atividades presenciais da revisão do Plano Diretor, que iniciou com oficinas em 2019 e ficou suspensa por mais de dois anos devido à pandemia de Covid-19. O lugar escolhido para a atividade, a Câmara de Vereadores, reflete a intenção do prefeito de aproximar os legisladores do debate desde agora. A previsão é enviar o projeto de lei ao Legislativo em agosto de 2023.
Leia mais no Jornal do Comércio