Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Pelotas terá 2,2 mil árvores plantadas até setembro; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Projeto contempla avenidas, canteiros, calçadas de ruas e áreas públicas /RODRIGO CHAGAS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Desde junho deste ano, Pelotas conta com mais de mil novas árvores plantadas em diferentes localidades. A ação, que busca recuperar o passivo arbóreo é resultado do projeto Plantio Urbano, executado pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental.

A proposta busca contemplar grandes avenidas, canteiros, calçadas de ruas e áreas públicas, sem desconsiderar as características dos locais, os quais exigem espécies adequadas para cada ponto. Planejamento necessário, segundo o titular da pasta, Eduardo Schaefer, para evitar conflitos com redes elétricas, drenagem, fluxo de veículos e danos ao patrimônio. “A ideia é qualificar a paisagem urbana melhorando os índices de arborização do município. Essa proposta de plantio ordenado, com espécies adequadas ao meio urbano, busca também incentivar à população a cuidar do desenvolvimento das mudas”, detalhou Schaefer.

O plantio é realizado em novos espaços públicos e, também, contempla a reposição, como em vários trechos da avenida Duque de Caxias. Outras áreas incluídas integram microrregiões do Centro, Baixada, Areal, Recanto de Portugal, Cohabpel, além das orlas do balneário Santo Antônio e do Totó, na avenida Rubens Machado Souto. Até setembro está previsto o plantio de 2.256 mudas de árvores de espécies nativas e exóticas.

Leia mais no Jornal do Comércio