Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Instituto Liberdade Econômica é lançado em Porto Alegre, por Cláudio Isaias/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Deputado federal Jerônimo Goergen afirmou que o estado precisa ser o facilitador do empreendedorismo LUIZA PRADO/JC

 

 

Com a proposta de fomentar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios, o Instituto Liberdade Econômica (IEL) foi lançado nesta segunda-feira (8) na sede do Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A criação da entidade, com sede em Brasília, é uma iniciativa do deputado federal Jerônimo Goergen (PP), que foi o relator da Medida Provisória 881, proposta posteriormente convertida na Lei 13.874/2019, mais conhecida como Lei da Liberdade Econômica.

“Temos uma lei federal que muda a relação do empreendedor brasileiro com o estado. O estado precisa ser o facilitador do empreendedorismo e não alguém que impeça que as coisas aconteçam”, destacou. Durante a cerimônia, Goergen e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Avelar, lançaram um documento aos candidatos (deputados estaduais e federais, senadores, governadores e a presidência da República) que queiram assumir a liberdade econômica como compromisso.

Goergen, que não vai concorrer nas eleições de 2022, afirmou que o instituto quer aprimorar, difundir e defender ideais de liberdade econômica no Brasil e no exterior. “Queremos promover a defesa do aperfeiçoamento, desburocratização e simplificação da legislação incidente sobre a livre iniciativa”, explicou. Segundo o deputado federal, a proposta é colaborar e participar ativamente do desenvolvimento e gestão de políticas públicas que impactem a liberdade econômica, o tamanho do estado e a abertura dos mercados.

Leia mais no Jornal do Comércio