Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Alemanha combate calor e poluição com bebedouros públicos; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
País usa por hora 2 milhões de garrafas plásticas, ou 17,4 bilhões por ano – um absurdo ambiental. Também diante dos verões cada vez mais quentes, Berlim quer tornar obrigatório o acesso grátis à água potável. Alemanha deveria dispor de 83 mil bebedouros, mas só tem 1.300 Foto: Petra Schneider/IMAGO

 

 

O subdistrito berlinense Gesundbrunnen – cujo nome, aliás, significa “Poço da Saúde” – fica no norte do bairro de Mitte. Sua marca registrada é um imponente mall, ao lado de uma estação para onde confluem diversas linhas de metrô e trens metropolitanos. Num bebedouro público do lado de fora do centro comercial, transeuntes param para encher garrafas de plástico, refrescar o rosto e molhar lenços no escaldante calor da tarde.

Em 10 de agosto, o gabinete federal alemão expediu um projeto de lei pela instalação de mais bebedouros nas cidades e municipalidades. Se a legislação for aprovada no Bundestag (câmara baixa do parlamento), as autoridades locais ficarão obrigadas a prover acesso grátis à água potável nos espaços públicos.

A medida é proposta no âmbito do princípio da Daseinsvorsorge, a responsabilidade declarada dos governos da Alemanha de fornecerem os bens e serviços indispensáveis à existência (Dasein) humana, na forma de infraestrutura pública.

Leia mais em Deutsche Welle