Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Projeto busca reduzir fila de atendimentos oftalmológicos pelo SUS em Porto Alegre, por Luciane Medeiros/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Os agendamentos terão início imediato e ocorrerão nos consultórios dos médicos voluntários ROBSON DA SILVEIRA/SMS PMPA/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Cerca de 20 mil pessoas aguardam por uma consulta oftalmológica pelo SUS em Porto Alegre atualmente, o que representa o triplo da demanda do período pré-pandemia. Para diminuir esse gargalo, a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) e a prefeitura da Capital firmaram um termo de cooperação para que médicos voluntários prestem o atendimento à população.

A iniciativa, chamada de Projeto Consulta Solidária, não terá custos para os pacientes. Os agendamentos terão início imediato e serão realizados nos consultórios dos médicos credenciados à entidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está encarregada da regulação e marcação das consultas, usando o critério de geolocalização. O presidente da Sorigs, Marcos Brunstein, explica que a ideia é que as pessoas possam ser atendidas nas clínicas próximas de suas residências, evitando gastos com deslocamentos e custos.

O atendimento oferecido foca principalmente na saúde básica, no rastreio de patologias e na prescrição ótica, proporcionando ao paciente uma consulta completa para o diagnóstico. Os tratamentos de maior complexidade serão encaminhados de volta à SMS, principalmente nos casos de patologias que precisarão de tratamento de longo prazo ou de intervenção cirúrgica.

Leia mais no Jornal do Comércio