O livro “G.E. Tupi, sonho de guris & outras histórias de Petrópolis” é um mergulho nos anos 1960, período da existência de um time de futebol, fundado por três garotos, com pouco mais de 10 anos, no bairro Petrópolis em Porto Alegre. Mais do que isso, o livro trata da futebol varzeano naquela região da cidade, seus personagens e os cenários onde ocorreram as disputas que agora são motivos de reminiscências, especialmente a Praça Tamandaré. Grandes jogos e a saga das excursões ao interior vem à lembrança, as rivalidades locais também são revividas e resgatadas figuras como Volnei II, que integrou o time do Grêmio no hexampeonato dos anos 1960, Beto D’Alascio, irmão de um dos fundadores e incansável incentivador do futebol varzeano e Sérgio Toniolo, ícone dos pichadores que para seus contemporâneos era o simpático Aranha. As recordações são enriquecidas com depoimentos de ex-jogadores e de quem viveu em Petrópolis naquele período.
O prefácio é do ex-prefeito e ex-senador José Fogaça, que cresceu no bairro – o pai era proprietário da Farmácia Petrópolis, na esquina da Protásio Alves com a Santos Neto. A edição é da Editora Escuna, com projeto gráfico de Larissa Martins. A iniciativa desse resgate foi de Piero D’Alascio, engenheiro, 71 anos que em seguida convidou o jornalista e escritor Flávio Dutra, 72 anos, e o engenheiro e escritor Léo Ustárroz, 70 anos, dois ex-laterais remanescentes do período, junto com o advogado Tadeu Dutra, 70 anos, para as contribuições que resultaram em co-autoria do livro.
O lançamento de “G.E. Tupi, sonho de guris & outras histórias de Petropolis” será na próxima terça-feira, dia 23, no Bar e Restaurante São Rafael, na avenida Protásio Alves, 2720. Os autores ficarão à disposição a partir das 17 h e até o último autógrafo. No local haverá um ponto de recolhimento de cobertores, produtos de higiene pessoal e alimentos, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre.