Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Comércio ainda luta para se recuperar da pandemia, comprova IBGE, por Rafaela Gonçalves

Detalhes Notícia
Mais de 106 mil estabelecimentos fecharam e 400 mil empregos foram eliminados em 2020, primeiro ano da disseminação da covid-19 no país (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

 

 

A pandemia gerou um recorde de demissões e fechamento de empresas em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só no comércio, 106,6 mil estabelecimentos, ou 7,4% do total então existente, encerraram as atividades no primeiro ano da crise sanitária. Segundo a Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2020, houve ainda uma queda de 4% na quantidade de pessoas ocupadas no setor.

Durante o período, mais de 404 mil postos de trabalho foram perdidos, sendo 90,4% deles no varejo. Já o atacado suavizou o desempenho negativo geral, após aumento de 2,2% na ocupação e de 1,3% no número de empresas naquele mesmo ano. Foi a maior queda na ocupação do comércio, no intervalo de um ano, desde o início da série histórica da pesquisa, em 2007.

Apesar da leve melhora do segmento desde então, milhares de brasileiros ainda lutam para se recuperar. A artesã Daniela Flores, de 41 anos, foi uma das pessoas que precisou fechar sua loja em 2020.

Leia mais no Correio Braziliense