Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre tem novo serviço online para retirada de remédios nos postos de saúde, por Estfany Soares/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Além do Posto Modelo, a população pode retirar os medicamentos nas unidades dos seus bairros ESTFANY SOARES/ESPECIAL/JC

 

 

Para auxiliar a população com a retirada de medicamentos nas Farmácias Distritais de Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou um novo serviço que facilita a entrega dos remédios. “Onde está seu medicamento?”, é um novo serviço no site da prefeitura, que mostra os estoques dos produtos atualizados em tempo real. Ao pesquisar o nome do medicamento, estarão disponíveis informações como quantidade e local onde ele se encontra.

“O principal objetivo da ferramenta é que as pessoas possam consultar, e eu posso dizer que nós temos uma transparência plena. Você tem cada unidade que disponibiliza cada medicamento quantitativo, com o número de frascos exatos, e em tempo real. O sistema vai dando a baixa e automaticamente vai atualizando a quantidade disponível para que a população possa consultar. Isso também nos garante que haja um menor número de desvio de estoque, ou uma divergência que possa prejudicar a população”, explicou o farmacêutico e coordenador da assistência farmacêutica da prefeitura de Porto Alegre, Leonel Almeida.

Usuários da Farmácia Distrital Modelo relataram longas filas e tempo de espera superior a 1h para a retirada de medicamentos e antibióticos nessa quarta-feira (17). No entanto, Almeida explicou o porquê dessa alta demanda e da atual anormalidade das farmácias. “Houve um problema com a empresa terceirizada anterior quanto ao pagamento dos funcionários, e obviamente o nosso papel é trocar para uma empresa que honre seu trabalho. Não foi diferente nesse caso, nós fizemos um chamamento emergencial para auxiliares de farmácia. Amanhã (19/08) começarão os trabalhos com a nova empresa”, explica.

Leia mais no Jornal do Comércio