Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

PDT entra com ação para impugnar candidatura de Bolsonaro e Braga Netto, por Taísa Medeiros/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
A alegação do partido é de que o presidente cometeu abuso de poder político na reunião que fez com embaixadores em julho deste ano. (crédito: Ed Alves/CB e Rafael Vieira/Diário de Pernambuco/DA Press)

 

 

O partido do candidato ao Planalto Ciro Gomes, o PDT, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (19/8), para impugnar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do vice na chapa, Walter Braga Netto (PL).

O pedido vem na esteira das críticas à reunião realizada por Bolsonaro com os embaixadores de diversos países, no dia 18 de julho. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apura as declarações do presidente da República sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro, questionando a confiabilidade deste.

O partido alega que o chefe do Executivo teria cometido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o encontro. Segundo os advogados da legenda, o objetivo da ação é impedir e apurar a prática dos atos que podem afetar a “igualdade dos candidatos em uma eleição”.

Leia mais no Correio Braziliense