Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Processo de venda da Refap progride para nova etapa, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Além do complexo de Canoas, objetivo é alienar unidades em Pernambuco e no Paraná MARCO QUINTANA/ARQUIVO/JC

 

 

O procedimento de privatização da refinaria gaúcha Alberto Pasqualini (Refap) avançou mais um passo. Em comunicado ao mercado, a Petrobras anunciou o início da chamada fase não vinculante dos processos de alienação que incluem, além do complexo de Canoas, as refinarias Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

Conforme a assessoria de imprensa da estatal petrolífera, a fase não vinculante é a etapa na qual os compradores recebem informações restritas sobre o ativo e apresentam uma oferta. Esse momento serve para filtrar a quantidade de interessados que ingressarão na fase vinculante, na qual serão apresentadas informações mais detalhadas sobre o empreendimento e o plano de negócios. Não foi divulgada a previsão de prazo de duração dessa etapa.

“Uma coisa importante nesse comunicado: mesmo estando em um semestre de eleição presidencial, a Petrobras retomou o andamento do processo de venda das refinarias”, frisa o diretor da MaxiQuim Assessoria de Mercado, João Luiz Zuñeda. Ele admite que foi uma surpresa o avanço de forma tão rápida. Para o consultor, essa decisão demonstra que a atual direção da Petrobras pensa que não se deve perder tempo, independentemente se conseguirá vender ainda neste ano ou não os complexos.

Leia mais no Jornal do Comércio