Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Prefeitura de Canoas recebe a parceria do ParkShopping Canoas para reformar pavilhão de escola atingido pelo temporal

Detalhes Notícia
Foto: Alisson Moura

 

 

Ainda contabilizando os estragos causados pelo temporal, a Prefeitura de Canoas passou a contar, a partir desta segunda-feira (22), com a parceria do ParkShopping Canoas para o restabelecimento total da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro, no bairro Estância Velha.

A instituição de ensino, que é a primeira escola da cidade, foi uma das mais atingidas pelo forte temporal que atingiu Canoas na última semana, e teve danos em todo o telhado de um dos módulos. Árvores de grande porte caíram sobre a escola com a força dos ventos, e uma força-tarefa está sendo empregada para solucionar todas as questões estruturais no menor tempo possível.

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, esteve com a Superintendente do ParkShopping Canoas, Stela Maris Parenza, o gerente de operações do empreendimento, Luis Vilarinho, a secretária da Educação, Beth Colombo, e a secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto, em visita à instituição para fazer um levantamento das principais urgências da escola. Neste primeiro momento, será doado pelo shopping todas as telhas kalhetão, bem como os materiais de construção e a parte elétrica.

O módulo menos atingido já foi restabelecido e a partir desta terça-feira (23) começa a receber os estudantes de forma escalonada. Voltam de maneira presencial para as salas de aula os alunos do 1º ao 5º ano e os estudantes do turno da noite da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os alunos do 6º ao 9º ano seguirão em atividades remotas até o total conserto da escola.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância desta ajuda em um momento de tantos problemas na cidade. “Em nome da Prefeitura, nós ficamos imensamente felizes. A cidade toda está enfrentando várias dificuldades e essa ajuda que vocês estão dando para a nossa cidade é inestimável. Esse gesto que o ParkShopping está fazendo, reconhecendo a gravidade do problema e estendendo a mão, especialmente na área da educação, eu quero aqui, mais uma vez, agradecer. Muito obrigado”, frisou.

A superintendente do empreendimento, Stelamaris Parenza, lembra que os danos no shopping foram pequenos, perto da proporção do estrago que a cidade sofreu, e que a ideia é a união de esforços para restabelecer a normalidade. “Nós estamos inseridos na comunidade, precisamos nos ajudar. E quando a gente conversou, pensamos justamente nisso – o que a gente pode fazer para amenizar um pouco a situação? Vamos pegar uma escola. Somos vizinhos e vamos ajudar rapidamente a reerguer esta instituição. O que for necessário, estamos à disposição. Parabéns aos gestores da escola pela resiliência neste momento”, enfatizou.

Emocionado, o diretor da escola agradeceu. “Hoje é o primeiro dia, depois de tudo que aconteceu, que os professores estão aqui podendo ver a situação da escola e pudemos presenciar cenas chocantes de tristeza por parte dos nossos professores em ver a destruição que ficou aqui na escola. Nós só temos a agradecer. Tenho certeza de que nossa escola vai ficar melhor do que antes. Estamos prestes a completar 82 anos, e, por um momento, achamos que não poderíamos comemorar essa data. Vocês nos trouxeram esperança”, destacou Alexsandro Borba.

A notícia trouxe lágrimas a uma das professoras que assistiu o anúncio da ajuda do empreendimento à Prefeitura. Flaiane Centeno é professora de português dos anos finais e tem recebido muitas mensagens dos alunos pedindo o retorno das aulas. “Os estudantes estão bem preocupados. Eu sou regente da turma de 9º ano e eles já ficaram muito tempo afastados, estão com medo. A escola é o porto seguro de muitos estudantes e o que eles viram nos últimos dias foi um cenário de destruição, isso deixou eles muito chateados. Esse auxílio vai ajudar muito para que eles voltem mais rápido”, enfatizou.