Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Certel implementará hidrelétrica Bom Retiro com investimento de R$ 250 milhões, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Cooperativa anunciou usina que terá entre 30 MW e 35 MW de capacidade LUIZA PRADO/JC

 

 

A construção da hidrelétrica Bom Retiro, que deverá absorver um aporte de aproximadamente R$ 250 milhões, será o maior investimento já feito pela cooperativa Certel, de Teutônia. O anúncio do empreendimento, que será implementado no rio Taquari e abrangerá os municípios de Bom Retiro do Sul, Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul, foi feito nessa quarta-feira (23), na sede da associação.

A capacidade instalada da usina, conforme o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deverá ficar entre 30 MW a 35 MW. Ele destaca que a estrutura será capaz de produzir energia suficiente para atender a uma cidade de cerca de 100 mil pessoas. A expectativa é que dentro de aproximadamente três anos o complexo já consiga entrar em operação.

O dirigente frisa que a iniciativa é importante para o Estado, mas especialmente para o Vale do Taquari. “Não é só energia que vai gerar, vai gerar emprego e renda”, afirma o presidente da Certel. Deverão ser criados em torno de 500 postos de trabalho durante a execução das obras. Hennemann detalha que a Certel desenvolverá o empreendimento em parceria com a empresa Bom Retiro Energia, sendo que a cooperativa será a majoritária nessa sociedade.

Leia mais no Jornal do Comércio