Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

TSE determina que redes sociais apaguem postagens de Janones sobre Bolsonaro, por Francisco Artur/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
TSE determina que redes sociais apaguem postagens de Janones sobre Bolsonaro, por Francisco Artur/Correio Braziliense As publicações deletadas associavam o presidente da República com o veto do STF ao piso da enfermagem. O Holofote verificou essa desinformação (crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados/Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

 

 

O Twitter e Facebook apagaram postagens do deputado federal André Janones (Avante-MG) que associavam o veto ao piso salarial da enfermagem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). As publicações não correspondem à realidade, já que a derrubada da lei ocorreu por meio de uma liminar assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que atendeu a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

A ação que deu 24 horas para as plataformas apagarem as postagens de Janones foi determinada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na decisão, ele considerou que as postagens de Janones foram veiculadas “sem prévia verificação de sua fidedignidade e, portanto, com aptidão a gerar desinformação sobre a verdade dos fatos e, com isso, repercutir e interferir negativa e irregularmente no pleito, o que deve ser reprimido pela Justiça Eleitoral”.

Leia mais no Correio Braziliense