Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Indústria de refrigerantes garante produzir rótulos nutricionais detalhados, por Samanta Sallum/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
A indústria de refrigerantes, que reúne 71 empresas no país e emprega direta e indiretamente 2 milhões de pessoas, firma compromisso com novas regras da Anvisa para os rótulos, mas refuta relação das bebidas com a obesidade infantil. (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

 

 

A partir de 9 de outubro, os produtos alimentícios passam a seguir novas regras de rotulagem no Brasil. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há cerca de dois anos, a medida passa a valer agora, com uma série de mudanças nas embalagens. Entres elas, a indicação de altos teores de açúcares, sódio e gordura saturada. Novos produtos lançados a partir da data já devem estar com os rótulos adequados às novas regras. E, para os que já se encontram no mercado, os prazos vão até 2025, a depender do segmento.

A Associação Brasileira de Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) está preparada para atender às normas e até antecipou medidas. A entidade afirma que apoiou e colaborou no processo da construção das novas regras.

“As empresas têm, sim, que ter essa responsabilidade. Colocar à disposição do consumidor todas as informações necessárias para que possa escolher os produtos que sejam mais adequados ao seu estilo de vida”, afirma o presidente da Abir, Victor Bicca. Ele refuta a tese da relação da obesidade infantil com os refrigerantes. “Não são as bebidas que engordam a população”, frisa.

Leia mais no Correio Braziliense