Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Governo do RS adia leilão para concessão do Cais Mauá, por Cláudio Isaias/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Leilão do Cais Mauá será realizado no dia 16 de novembro na B3, em São Paulo LUIZA PRADO/JC

 

 

O leilão que vai definir a empresa responsável pela administração do Cais Mauá em Porto Alegre pelos próximos 30 anos foi adiado pelo governo do Estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19). Marcado inicialmente para o dia 26 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o certame será realizado no dia 16 de novembro.
O secretário executivo de Parcerias do Estado, Marcelo Spilki, informou que a mudança da data foi realizada porque algumas empresas pediram mais tempo para avaliar o edital. “As empresas precisam se aprofundar e ter mais informações sobre o projeto. Recebemos o pedido das empresas para que o processo fosse adiado. Elas querem mais tempo para estudar o projeto e compor parcerias”, ressaltou. Segundo Spilki, as empresas terão que formar consórcios até porque o projeto é muito complexo. O secretário informou que toda a área do Cais Mauá será concedida ao setor privado. O governador Ranolfo Vieira Júnior deverá participar do leilão no dia 16 de novembro na B3, em São Paulo.

O secretário afirmou que dificilmente uma empresa sozinha conseguiria atender as exigências para as qualificações técnicas previstas – gestão de ativos, gestão imobiliária e entretenimento. O Ministério Público de Contas (MPC) solicitou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) examine o valor de alienação das áreas e sua adequação ao potencial construtivo do Cais Mauá. De acordo com o secretário executivo de Parcerias do governo estadual, o adiamento não está ligado ao pedido de análise solicitado.

Leia mais no Jornal do Comércio