Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Porto Alegre: CCMQ recebe nova loja voltada à comercialização de criações autorais

Detalhes Notícia
Foto: @violentiaesthetica

 

O novo espaço comercial localizado no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), abre ao público no dia 22 de setembro. A loja Andaime passa a ocupar o privilegiado ponto da esquina da Travessa dos Cataventos com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico de Porto Alegre. A loja comercializa peças originais, séries de arte aplicada, indumentária e design produzidos por artistas visuais, coletivos e marcas locais, bem como produtos gastronômicos regionais.

Ao ocupar o que definem como caminho de acolhimento no cartão postal afetivo da capital dos gaúchos, o coletivo de empreendedores responsáveis pela Andaime completa o time de parceiros comerciais da CCMQ. Ao longo dos últimos dois anos, a instituição buscou readequar essas áreas e buscar propostas comerciais com ênfase na economia criativa e alinhadas às políticas e ações do complexo cultural. O espaço agora ocupado pela Andaime era o último disponível para locação por parte da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ).

Foto: @violentiaesthetica

Para marcar a inauguração, a equipe Andaime buscou sintonia com a 13ª Bienal do Mercosul, que está com diversas obras expostas na CCMQ. O público que visitar a loja vai encontrar trabalhos que dialogam com o evento e peças de artistas que já integram o projeto desde as pré-aberturas da Andaime, batizadas de Tapumes. Romy Pocztaruk apresenta trabalhos relacionados à série Bombrasil. Rochele Zandavalli traz peças originais das pesquisas em que cruza fotografia, memória e bordado. Fabio Del Re dialoga com a linguagem pictórica de Morandi na fotografia impressa criada especificamente para a estreia oficial da Andaime. O fotógrafo e gravurista Rodrigo Marroni seleciona imagens em prints e originais de paisagens de Porto Alegre e outras cidades do mundo. Mari Froner, arquiteta e ilustradora, mostra postais exclusivos com desenhos de prédios e monumentos históricos da cidade. A ilustradora e quadrinista Guti tem criações aplicadas em diferentes técnicas em produtos da loja, como nas ecobags. O fotógrafo Alexandre Raupp leva ao espaço matizes de prismas de cores do céu e das nuvens em distintos horários e o ceramista Lorenzo Muratório assina peças de design.

A loja oferece ainda peças autorais de vestuário e sapatos exclusivos, joalheria assinada por Cláudia Casaccia, cerâmicas utilitárias, velas escultóricas, móbiles com design feitos especialmente para a Andaime. Nathan Braga assina uma série de postais que fazem referência ao piso histórico do prédio da CCMQ e Martina Nickel apresenta esculturas inspiradas em seres imaginários. Outros nomes e marcas parceiras de artes visuais, moda autoral, design e gastronomia também têm peças à venda e, em breve, vão estar na plataforma digital de compras da Andaime.

Empreendedores de várias frentes da economia criativa integram o coletivo responsável pela Andaime. Alice Floriano é joalheira, professora e curadora, responsável por eventos e exposições relacionadas à joalheria contemporânea no Brasil e no mundo. Fábio Balestro e Junior Passini comandam bares e restaurantes em São Paulo. Mahara Soldan atua há mais de dez anos no segmento de gastronomia, respondendo também pelo Lola Bar, na cúpula do 7º andar da CCMQ. O jornalista Diego Vacchi, formando em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS, é quem cuida da produção e gerencia a empreitada criativa. Além desse time fixo, a Andaime conta com suporte da arquiteta Lúcia Reis, do chef e empresário Marcelo Gonçalves, e com parcerias estratégicas com vinícolas, queijarias e fornecedores de outros segmentos.