Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Legislativo entrega Comenda Porto do Sol a Solimar Amaro

Detalhes Notícia
Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Solimar dos Santos Amaro (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol a Solimar Amaro. A sessão solene de outorga foi realizada no Plenário Otávio Rocha e a proponente foi a vereadora Mônica Leal (PP). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

A proponente falou da importância da Comenda Porto do Sol, que cada vereador pode fazer somente duas indicações durante o mandato de quatro anos. “Hoje, tenho a alegria de homenagear uma pessoa de atuação igualmente destacada, sobretudo na área social e institucional da capital. Alguém que esta mesma Câmara homenageou em 2015, quando este gaúcho, nascido em Rio Grande, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, em proposta do meu colega progressista e ex-vereador João Carlos Nedel”, lembrou Mônica.

A parlamentar contou um pouco da trajetória do homenageado, salientando sua atuação na área social, como na Kinder, Fundação Pão dos Pobres, Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, entre outras. “Solimar Amaro, a tua trajetória de vida já vem sendo reconhecida, quando visivelmente acompanhamos a tua caminhada, que está em plena colheita, com muito chão já sedimentado pelo teu talento, pela tua vocação e, felizmente, com muita estrada ainda pela frente”, declarou a proponente.

Solimar recordou de quando recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre e enfatizou a honra em receber distinções daquele porte. “Porém, receber a medalha Comenda Porto do Sol entendo que se trata de um compromisso maior, de estar a serviço e atendo às necessidades da sociedade”, salientou.

O homenageado agradeceu a formação familiar e religiosa que recebeu, bem como às instituições pelas quais passou. “Desconfio que meus pais, quando me tingiram na escrita com este nome ‘Solimar’, sol e mar, foi uma junção, unção, missão, envio, de inspirar, para ser mais fecundo na vida de tantos que precisam de nós. Pois, afinal, estamos aqui a serviço”, completou.

História

Solimar Amaro é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Irmão José Otão, membro do Conselho de Curadores/Universitário, e diretor-presidente da Associação Irmão Norberto Rauch – entidades integrantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Psicologia pela PUCRS e pós-graduação na FISUL. Igualmente, é pós-graduado em gestão de pessoas na ESPM, e em Gestão e Patrimônio Marista (Universidade de Guadalajara – México), bem como possui Mestrado em Educação.

Já foi presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, na cidade de Porto Alegre, superintendente da Kinder – clínica e escola, gerente socioeducativo da Fundação Pão dos Pobres, conselheiro do CONANDA – Ministério da Justiça (DF), diretor administrativo adjunto do Hospital São Lucas da PUCRS, entre outros.