Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

De 'asco' pelo presidente a confiança na reeleição: o que mudou em grupo que foi à posse de Bolsonaro; da BBC

Detalhes Notícia
Posse de 2019 reuniu cerca de 115 mil pessoas, segundo estimativa oficial CRÉDITO,AFP VIA GETTY IMAGES

 

 

Em 1° de janeiro de 2019, milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro de diferentes regiões do país acompanharam a posse dele em Brasília.

Naquela tarde, cerca de 115 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios, segundo dados divulgados na época pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, e pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Para assistir ao momento em que Bolsonaro recebeu a faixa presidencial, eleitores dele chegaram a Brasília de diversas formas: de ônibus, avião ou carro. Caravanas saíram de diferentes pontos do país.

Mas quase quatro anos depois, muita coisa mudou entre aqueles que acompanharam a posse do presidente. Enquanto alguns demonstram apoio intenso ao presidente até hoje, outros consideram Bolsonaro uma imensa decepção.

Nas pesquisas eleitorais mais recentes, Bolsonaro (PL) aparece atrás do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números indicam que os seguidores mais fiéis ao presidente continuam ao seu lado e acreditam que ele é a melhor opção para governar o país, mas os dados também ilustram de modo geral que houve queda no apoio ao presidente quando comparado a 2018.

Leia mais em BBC