Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Paris apaga luzes de monumentos para economizar energia; da RFI

Detalhes Notícia
Uma grande mudança no cenário da cidade luz será sentida também na Champs-Elysées, uma das avenidas mais famosas do mundo, onde as luzes de Natal também irão brilhar apenas até as 23h45. Paris, 31 de dezembro de 2021. REUTERS - CHRISTIAN HARTMANN

 

 

O Hotel de Ville, sede da prefeitura de Paris, a torre de Saint-Jacques, 14 museus municipais e os prédios das subprefeituras dos 20 distritos da capital francesa ficarão no escuro depois das 22h, a partir desta sexta-feira (23). A medida é um reflexo da crise energética que atinge a França e muitos países da Europa.

Antes desta iniciativa, o Hotel de Ville, por exemplo, um dos monumentos mais imponentes da cidade, ficava iluminado até 1h da manhã. A decisão, anunciada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em 13 de setembro, não poupa nem mesmo a emblemática Torre Eiffel, que terá suas luzes desligadas após a saída dos últimos visitantes, às 23h45.

Na Champs-Elysées, uma das avenidas mais conhecidas do mundo, as luzes de Natal também irão brilhar apenas até as 23h45. Nos anos anteriores, a decoração iluminada de Natal podia ser admirada até as 2h da manhã. As luzes também serão removidas mais cedo, em 2 de janeiro, uma semana antes do habitual.

Lojas e marcas também deverão desligar suas vitrines e telas entre 22h e 7h. A medida deve ser generalizada antes de 15 de outubro, de acordo com o Comitê Champs-Elysées, que reúne marcas da famosa avenida. Já as pontes da capital francesa, que cruzam o rio Sena e os canais, pelo menos por enquanto, continuarão iluminadas à noite.

Leia mais em RFI