Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Asgav prevê que exportações de frango vão crescer cerca de 6% em 2022, por Camila Pessôa/Correio do Povo

Detalhes Notícia
A previsão é de que o volume chegue próximo a 750 mil toneladas. José Eduardo dos Santos destaca boas perspectivas para este ano | Foto: Asgav / Divulgação

 

 

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) prevê que as exportações gaúchas de carne de frango vão crescer entre 6% e 8% no ano de 2022. O total esperado é de cerca de 750 mil toneladas em exportações, ante as 705,94 mil toneladas do ano passado, o que supera as previsões iniciais da entidade, de um crescimento de 2% este ano, como afirmou nesta quinta-feira o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, em coletiva de lançamento do VI Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), que ocorre entre 28 e 30 de novembro. “Nós estamos surpresos com o desempenho”, afirma. O cálculo é baseado nos resultados obtidos entre janeiro e setembro, com crescimento acumulado de 9,4% em volume, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dos Santos, esse crescimento ocorre devido ao conflito entre Ucrânia e Rússia e ao crescimento dos casos de influenza aviária este ano. Agora, de acordo com o presidente executivo, é preciso que o setor se prepare para 2023, pois há previsão de dificuldades de manutenção de suprimentos no exterior. “As atenções para o Brasil vão se voltar com muito mais força no ano que vem, tanto para aves, quanto para suínos, leite e ovos”, diz o presidente executivo. Mas pondera: “a lição de casa tem que ser feita: é preciso prezar pela sanidade, prevenção e biosseguridade”.

Leia mais no Correio do Povo