Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura mobiliza serviços para eleição deste domingo

Detalhes Notícia
Mais de 360 trabalhadores do DMLU estarão nas ruas neste domingo de eleições. Vinny Vanoni / PMPA

 

 

A prefeitura mobiliza serviços de transporte, limpeza e segurança neste domingo, 2, primeiro turno das eleições. Nesta sexta-feira, 30, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o decreto 21.669, que regulamenta a gratuidade aos eleitores que não possam pagar a passagem no transporte coletivo entre 7h e 19h.

“Os serviços da prefeitura estarão todos mobilizados. O acesso ao transporte aos que não podem pagar está garantido diante do acordo construído para viabilizar a gratuidade, tudo com o objetivo de contribuir para uma eleição pacífica e ordeira”, afirma o prefeito Sebastião Melo.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) amplia a oferta de ônibus em 40% em relação à tabela de domingo. Também serão disponibilizados 20 veículos extras para reforçar o atendimento conforme necessidade – com atenção especial nas linhas que têm expectativa de maior público: 398 Pinheiro, 4944 Rubem Berta Jardim Ypu, 491 Passo Dornelles, 631 Parque dos Maias, 627 Agostinho, 6135 Sarandi Elisabeth, 1716 Ponta Grossa Serraria, 268 Belém Novo e 210 Restinga, 343 Campus Ipiranga, T3, T4, T11, T12.

A fiscalização também será reforçada para monitorar a operação durante o horário de votação. Informações podem ser solicitadas pelos telefones 118 e 156.

Cartão TRI – Estudantes terão o seu Cartão TRI habilitado para o uso com os descontos concedidos. Todos que possuem algum tipo de isenção no Cartão TRI terão o uso liberado.

Orientações – O eleitor que não tem condições de arcar com o valor da tarifa e deseja exercer sua cidadania deve apresentar o documento de identificação com foto ao motorista e não transpor a roleta. Se o espaço dianteiro estiver totalmente ocupado, terá o acesso liberado pela porta traseira. Os demais passageiros pagantes e que possuem isenção, seja ela total ou parcial, devem utilizar o cartão e também passar a roleta do ônibus.

Para garantir a circulação do transporte coletivo, as pessoas devem seguir as orientações de proibição de estacionamento. Muitas vezes, veículos estacionados em locais proibidos impossibilitam a circulação dos ônibus e, consequentemente, o acesso dos eleitores aos locais de votação.

Segurança – Além da autuação rotineira, os agentes da Guarda Municipal estarão mobilizados para auxiliar os agentes de trânsito neste domingo de eleições.

Limpeza – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estará nas ruas com 361 trabalhadores entre garis, motoristas e fiscais com o auxílio de 27 caminhões que farão a limpeza e varrição em todas as seções eleitorais das 17h às 23h. O serviço de fiscalização do DMLU também vai atuar durante o domingo. Os fiscais estarão atentos ao descarte irregular de santinhos em via pública. Denúncias durante o horário da votação poderão ser feitas pelo sistema 156.