Aliar a música latino-americana aos grandes nomes do período barroco é o objetivo do grupo Armonial Ensemble, que marca presença na próxima edição da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. O recital ocorre no dia 16 de outubro, domingo, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA, e contempla peças de Johann Sebastian Bach, Alessandro Marcello, Antônio Madureira e Astor Piazzolla. A apresentação, gratuita, é encerrada com a estreia de uma suíte repleta de brasilidades do compositor e violinista Arthur Barbosa.
Surgido em 2019, o Armonial Ensemble reúne oito integrantes que se juntam em diferentes formações para interpretar estilos de música separados por até quatro séculos. O grupo, coordenado por Érico Marques (oboé) e Arthur Barbosa (violino), é formado também por Giovani dos Santos (violino), Paulo Barcelos (violino), Cleverson Cremer (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Eric Hilgenstieler (contrabaixo) e Fernando Rauber (cravo). No repertório dos músicos, o barroco é representado por todos os compositores do período, e, nesta apresentação, pelo ‘‘Concerto para Oboé e Cordas em Ré Menor’’ de Marcello Allessandro e o ‘‘Concerto para Violino e Cordas em Lá Menor BWV 1041’’, de Johann Sebastian Bach.
Já a música da América Latina transita pela Argentina e pelo Brasil. O tango de Astor Piazzolla se destaca com ‘‘Ave Maria’’ e ‘‘Maria de Buenos Aires’’. A fusão de estilos também é marca do grupo, que apresenta ‘‘Revoada’’ de Antônio Madureira — imerso no Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna — com uma introdução de Bach. Essa peça é arranjada pelo coordenador do grupo Arthur Barbosa, que também estreia a ‘‘Suíte Brasil’’ ao fim do recital. ‘‘Essa obra foi composta por mim em 2022 e terá estreia mundial com formação para octeto. A mesma peça, com algumas mudanças e outros movimentos diferentes, foi tocada na França, regida por mim, porém com outro formato. É uma suíte que reúne cinco temas ou danças brasileiras e trata do universo inspirado na música popular de diversas regiões do país’’, revela.
Série Música de Câmara
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 13ª edição na Temporada 2022.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara
Quando: domingo, 16 de outubro de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Programa:
Marcello, Alessandro | Concerto para Oboé e Cordas em Ré Menor
I. Andante e Spiccato
II. Adagio
III. Presto
Bach, Johann Sebastian | Concerto para Violino e Cordas em Lá Menor, BWV 1041
I. Allegro moderato
II. Andante
III. Allegro assai
Madureira, Antônio | Revoada*
(Intro: Bach, Johann Sebastian)
Piazzolla, Astor | Ave Maria*
Piazzolla, Astor | María de Buenos Aires (excertos)*
– Introducción
– Yo soy María
– Poema Valseado
– Milonga de la Anunciación
Barbosa, Arthur | Suíte Brasil (estreia mundial)
I. Chorinho
II. Samba-Bossa
III. Aboio
IV. Chamamé
V. Baião
*Arranjo: Arthur Barbosa
Apresentação:
Armonial Ensemble
Érico Marques (oboé)
Giovani dos Santos (violino)
Arthur Barbosa (violino)
Paulo Barcelos (violino)
Cleverson Cremer (viola)
Tácio César Vieira (violoncelo)
Eric Hilgenstieler (contrabaixo)
Fernando Rauber (cravo)
Direção Artística: Evandro Matté
Acompanhe a OSPA pelo Instagram: instagram.com/ospabr
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.