Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Burnout: 1 a cada 5 profissionais de grandes corporações sofrem de esgotamento no Brasil, mostra pesquisa inédita, por Bernardo Yoneshigue/O Globo

Detalhes Notícia
Levantamento, que teve ajuda de inteligência artificial para identificar funcionários, aponta ainda as taxas de ansiedade, depressão e alcoolismo. Burnout aumenta no Brasil. André Mello / Arte O Globo

 

 

Uma pesquisa inédita conduzida pela empresa Gattaz Health & Results, liderada pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq – USP), Wagner Gattaz, mostra que 18% dos profissionais brasileiros, 1 a cada 5, sofrem com a síndrome do burnout. Além disso, 43% relataram sintomas depressivos, com 13% tendo sido diagnosticados com a doença; e 24%, queixas relacionadas à ansiedade, embora apenas 5% oficialmente com o diagnóstico para o transtorno.

O levantamento foi apresentado durante o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no início de outubro em Fortaleza, Ceará. O trabalho teve início em 2015 e nos últimos sete anos contou com o auxílio de uma inteligência artificial para identificar funcionários de grandes empresas brasileiras e enviar a eles um questionário sobre os aspectos de saúde mental.

Até agora, foram contactados 86,5 mil profissionais, com 38,1 mil respondendo às perguntas. A maioria dos entrevistados eram mulheres e, além dos resultados referentes ao burnout, à depressão e à ansiedade, a pesquisa identificou que 9% relataram problemas com álcool. O professor explica que o objetivo é dar continuidade nos próximos anos ao levantamento para incluir um número cada vez maior de trabalhadores brasileiros.

Leia mais em O Globo