Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Relação de Lula e do PT com ditaduras é pedra no sapato histórica; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Petista foi próximo ideologicamente de líderes autoritários e firmou parcerias econômicas com regimes. O candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato em Guarulhos (SP) - Marlene Bergamo -7.out.22/Folhapress

 

 

A relação de Luiz Inácio Lula da Silva e do PT com regimes autoritários da América Latina se tornou uma das principais pedras no sapato do ex-presidente em corridas eleitorais e com frequência é usada por opositores como combustível para atacá-lo —ora com fatos, ora com desinformação.

Quando esteve no Planalto, de 2003 a 2010, Lula foi próximo de figuras como Fidel Castro (1926-2016), líder da ditadura de partido único de Cuba, e Hugo Chávez (1954-2013), na Venezuela. Alas do PT também mantêm laços com grupos como os sandinistas da Nicarágua —que capitanearam a democratização do país até darem início a uma guinada autoritária.

Lula foi e é questionado por não se opor explicitamente à cooptação de instituições nessas e em outras nações, ainda que não tenha replicado no Brasil a erosão democrática posta em prática nelas.

Leia mais na Folha de São Paulo