A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a Federação Israelita do RS (FIRS) estarão presentes no júri dos réus acusados de atacar um grupo de judeus em Porto Alegre, em 2005. O julgamento ocorrerá no plenário de grandes júris da Capital, localizado no 2º andar do Foro Central I. A sessão será presidida pela Juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva, titular do 2º Juizado da 2ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.
Acompanharão o júri, o vice- presidente da CONIB, Daniel Bialski, e o vice-presidente jurídico da FIRS, Marcio Chachamovich, que representará o presidente da entidade, Sebastian Watenberg. “Infelizmente o ódio e a intolerância ainda estão impregnados na sociedade. Mas não podemos tratar casos deste tipo como apenas mais um, precisamos punir devidamente os culpados. E a FIRS, como entidade representante política da comunidade judaica no RS, estará ao lado das famílias e da comunidade judaica dando apoio e cobrando justiça”, afirma Watenberg.
Serão julgados os réus Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Israel Andriotti da Silva e Leandro Maurício Patino Braun. Eles são acusados de três tentativas de homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa dos ofendidos), associação criminosa e crime de discriminação ou preconceito racial. O caso aconteceu no dia 8 de maio de 2005, no bairro Cidade Baixa.
O que: Júri dos réus acusados de atacar um grupo de judeus em Porto Alegre, em 2005.
Quando: Quinta-feira, 27 de outubro.
Onde: Plenário de grandes júris da Capital, localizado no 2º andar do Foro Central I.