Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Na economia, Lula bate Bolsonaro, mas presidente estabilizou dívida pública, por Fernando Canzian/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Assim como petista, mandatário teve boom de commodities, mas o desperdiçou. O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Marlene Bergamo/Folhapress e Gabriela Bilo/Folhapress

 

 

Comparação entre indicadores na economia nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) mostra que o petista se saiu melhor em praticamente todas as áreas.

Em seu desfavor, Bolsonaro enfrentou a pandemia da Covid e a guerra na Ucrânia. Mas Lula atravessou, ao final de seu governo, em 2008-2010, a maior turbulência internacional desde a Grande Depressão (1929), quando se deu a crise norte-americana do subprime, ocasionando o colapso do crédito bancário e uma recessão global.

Muitos atribuem o bom desempenho do governo Lula a um superciclo de alta dos preços das commodities que o Brasil exporta, o que teria levado o país a receber mais dólares e ficar proporcionalmente mais rico. Mas Bolsonaro também atravessa um período de disparada dos preços internacionais de produtos básicos.

A diferença é que, desta vez, por questões relacionadas à desconfiança política e institucional gerada por Bolsonaro, o Brasil acabou não se beneficiando tanto dessa conjuntura.

Leia mais na Folha de São Paulo