Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Renan é multado em R$700 mil por ataque mentiroso e terá Instagram suspenso, por Davi Soares

Detalhes Notícia
Senador do MDB se nega a publicar direito de resposta, após ofender com mentiras o candidato a governador Rodrigo Cunha. Renan Calheiros atacou opositor à reeleição de seu afilhado Paulo Dantas (MDB), ao governo de Alagoas. Foto: Divulgação Facebook

 

 

Sob a ameaça de ver derrotado o seu candidato a governador Paulo Dantas (MDB), o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB) foi multado em R$ 700 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), após extrapolar a crítica política e parlamentar e difundir mentiras em propaganda eleitoral negativa, ofensiva à honra e à imagem do candidato a governador de oposição, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

A dura medida manda suspender, pela terceira vez, o perfil pessoal do Instagram do senador até o dia 31. E foi tomada após Renan se recusar a publicar direito de resposta concedido a Rodrigo Cunha em seu perfil do Instagram. O ex-presidente do Senado divulgou vídeo com informação que a Justiça Eleitoral considerou sabidamente inverídica (fake news), por desinformar e confundir eleitores ao ofender Rodrigo Cunha, seu opositor que tenta governar Alagoas, quatro anos após vencer Renan quando este foi reeleito ao Senado.

No vídeo que deu motivo ao direito de resposta, Renan mentiu ao afirmar que Rodrigo Cunha teria sido favorável ao chamado “orçamento secreto” e ainda o acusou de “desviar combustível no Senado”, “enviar dinheiro para compras superfaturadas” e “empregar a namorada na Prefeitura de Maceió”. Mas não cumpriu a decisão judicial que dava direito ao candidato a governador do União Brasil restabelecer a verdade sobre as ofensas consideradas pela Justiça Eleitoral como caluniosas e difamatórias, com objetivo de incutir na mente do eleitorado, a mensagem de que o Rodrigo Cunha seria um político ineficiente e desonesto.

LÇeia mais no Jornal do Comércio