Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Detalhes Notícia
Evento segue até 15 de novembro e deve contar com mais de 500 sessões de autógrafos. Cesar Lopes / PMPA

 

 

Começou, nesta sexta-feira, a 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Neste ano, as comemorações dos 250 anos da Capital pautam o evento, que deve receber 1,5 milhão de visitantes, até 15 de novembro, na Praça da Alfândega. Após dois anos de pandemia, será a primeira feira do livro com realização totalmente presencial.

Serão mais de 150 escritores e uma intensa programação literária – além de debates, mesas-redondas e palestras, estão previstas 552 sessões de autógrafos, sendo 497 individuais ou com até quatro escritores.

O prefeito Sebastião Melo participou da abertura oficial, que teve também as presenças do secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, do patrono Carlos Nejar e do governador Ranolfo Vieira Jr, entre outras autoridades e intelectuais.

“Livro é cultura e pluralidade. Quem lê tem a capacidade de fazer a crítica, de construir e, especialmente, de divergir. Além dos serviços oferecidos pela administração municipal, a prefeitura retirou toda e qualquer taxa de eventos nas praças e está sendo parceira ao patrocinar, dentro dos limites orçamentários, um dos eventos mais tradicionais e queridos da nossa cidade, que homenageia os 250 anos de Porto Alegre neste ano” – prefeito Sebastião Melo.

“Temos aqui uma energia que contagia todo o entorno da praça, tendo a leitura como protagonista. Recentemente, recolocamos o livro de bronze junto às estátuas de Quintana e Drummond, antes de começar a feira”, destacou o secretário Gunter, referindo-se ao Monumento à Literatura, junto à Rua dos Andradas, com as imagens dos dois poetas.

A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

Neste sábado, 29, pela manhã e à tarde, servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estarão no estande para informar sobre a Semana Lixo Zero. Na sequência, também à tarde, colaboradores da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude falarão sobre o papel transformador do paradesporto.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.