Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Governo gaúcho assina contrato de concessão dos parques do Caracol e Tainhas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Cerimônia no Palácio Piratini selou a primeira concessão de parques do Estado ITAMAR AGUIAR/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO

 

 

Foi assinado nesta quinta-feira (11) o contrato de concessão dos parques estaduais do Caracol, localizado em Canela, e do Tainhas, no nordeste do Rio Grande do Sul, com o consórcio Novo Caracol, que venceu o leilão por esses espaços disputado em agosto deste ano. O grupo, conforme divulgou o governo gaúcho, será responsável pela qualificação da infraestrutura e dos serviços oferecidos aos visitantes, incentivando o turismo sustentável.

A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e secretários. “Estamos concedendo essas áreas com uma visão de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, com o olhar para o meio ambiente, que é fundamental”, afirma Vieira Júnior.

Para o Parque do Caracol, o projeto prevê novas opções de recreações de aventura, como arvorismo e bungee jump. Já Parque Estadual do Tainhas tem características voltadas para a exploração do ecoturismo, com alternativas de atividades aquáticas e camping.

O consórcio Novo Caracol venceu o leilão com a oferta de R$ 150 milhões de outorga fixa para a concessão pelo período de 30 anos – ágio de 5.341% em relação ao valor inicial. Esse montante já entrou nos cofres públicos, sendo dividido para os fundos estaduais de turismo e do meio ambiente. O secretário executivo de Parcerias do Rio Grande do Sul, Marcelo Spilki, frisa que a concessão também prevê obrigações quanto à preservação ambiental.

Leia mais no Jornal do Comércio